[ Informação Maria Mendes ]
Call for Papers | 2025 RSA Annual Conference (Porto)
Porto, Portugalia between 06 May 2025 to 09 May 2025
We have a Special Session at this Conference, and we are looking for your contribution!
The deadline is the 19th of December.
[ Informação João Baía ]
IX Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia | Call para congresso da APA P101 Trajetórias migratórias e residenciais entre diferentes casas e lugares
(Viana do Castelo, 14-18 de julho de 2025)
Organização:
Jannis Kühne (CRIA NOVA-FCSH, Doutorando em Antropologia)
João Baía (CEMRI/UAb, Antropólogo)
Rita Cachado (CIES-Iscte, Investigadora Integrada)
P101 – Trajetórias migratórias e residenciais entre diferentes casas e lugares
Na antropologia existe um vasto e diverso trabalho sobre as migrações e as relações transnacionais, como também sobre o espaço doméstico e a casa propriamente dita. Com este painel pretende-se desenvolver uma perspetiva sobre a migração através da habitação ou vice-versa, pois interessa-nos a intersecção ou sobreposição das temáticas habitacionais e de deslocamento. Esferas aparentemente antagónicas, o individuo móvel e a casa imóvel, influenciam as possibilidades de mobilidade como também de fixação. Com uma diversidade de trajetórias migratórias, nacionais e internacionais, circulares ou de retorno, qual é o papel do espaço habitado e qual significado que têm nos projetos de vida? Convidamos a apresentar propostas que se posicionam neste cruzamento que desenvolvem questões como:
– cruzamento entre trajetórias migratórias internas e internacionais e as trajetórias residenciais;
– onde viver depois do regresso forçado ou voluntário;
– circulação entre casas e lugares;
– papel da casa nas diferentes modalidades de migrações de retorno;
– coliving forçado ou voluntário, problemas e virtualidades;
– construir a casa com as próprias mãos cá e lá;
– quando o provisório se torna definitivo;
– associativismo migrante e de moradores;
– migração forçada e (pós-)realojamento;
– segregação sócio-espacial, segmentação do trabalho e da habitação;
– direito à habitação, ao lugar e à cidade.
Submissão de propostas até 13 de janeiro 2025, informações em https://apa2025.eventqualia.net/pt/inicio/pain%C3%A9is/chamada-comunica%C3%A7%C3%B5es/
Partilhem com quem pode ter interesse em participar.
[ Informação Filipa Subtil, ESCS/IPL ]
CfP | III Seminário de História da Comunicação
(28 de março de 2025 – Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto)
Que lugar têm vindo a ocupar as várias profissões da comunicação (no Jornalismo, na Publicidade, na Propaganda, nas Relações Públicas, no Cinema, em tantas outras) no espaço social? Que relações têm estabelecido? Que fronteiras? Que influências? Que condições/circunstâncias de produção? Como tudo se tem alterado ou mantido ao longo do tempo?
Estas questões são o mote para o III Seminário de História da Comunicação, que se realiza a 28 de março de 2025, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e pretende ser um momento de partilha, reflexão e discussão de conhecimentos.
Mais informações em https://iiiseminariodehistoriadacomunicacao.wordpress.com/
[ Informação Revista Configurações ]
CfP Configurações: Revista de Ciências Sociais N.º 37/junho 2026 – Dossiê Temático “Mediação e Convivência em Contextos Educativos”
Coordenação do Dossiê: Ana Maria Costa e Silva (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Educação – Universidade do Minho) e Elisabete Pinto da Costa (Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento, Universidade Lusófona).
A complexidade, a mudança, a diversidade, a hibridez são características desafiadoras na atualidade, para as pessoas e as organizações, e exigem uma constante atenção e investimento. O desenvolvimento sustentável é, por sua vez, um dos pilares das sociedades contemporâneas, que deve ser promovido quotidianamente através da solidariedade, da responsabilidade, da justiça social, do compromisso individual e social com a ecologia.
Um dos principais alicerces para o desenvolvimento e transformação da sociedade é a educação, um motor fundamental para a formação integral dos/as cidadãos/ãs. Os contextos educativos (escolas, centros educativos de vários níveis de ensino e formação e as universidades) têm, assim, uma missão e responsabilidade importantes, não apenas na formação académica e científico-técnica, mas também na formação humanista, em valores e através da habilitação de competências e habilidades sociais, como a comunicação ética, a convivência, a gestão e resolução positiva e colaborativa de conflitos.
Um dos grandes desafios deste século é a educação para a convivência e para a paz, constituindo a mediação, nas suas abordagens preventiva, resolutiva, reabilitadora e transformadora, uma prática essencial para a promoção de ambientes educativos inclusivos, colaborativos e pacíficos e o desenvolvimento de cidadãos empoderados em habilidades sociais para o desenvolvimento da convivência e da paz.
Convidamos investigadores/as, mediadores/as, educadores/as e profissionais de áreas afins a submeter artigos ao N.º 37 da Configurações: Revista de Ciências Sociais, dedicada ao tema “Mediação e Convivência em Contextos Educativos”, a publicar em junho de 2026. Este número visa explorar perspetivas teóricas e práticas acerca do modo como a mediação pode potenciar a convivência nos espaços educativos, abrangendo temas como:
– Modelos e práticas de mediação no ambiente escolar;
– O papel da educação para a cidadania e a educação para a paz na promoção da convivência escolar;
– Práticas restaurativas e abordagens de justiça restaurativa em escolas e universidades;
– Mediação escolar e inclusão;
– Formação de mediadores/as em competências e práticas inovadoras de caráter educativo;
– Experiências de mediação e convivência em contextos educativos.
Podem ser submetidos artigos científicos, ensaios, estudos de casos, revisões de literatura e relatos de experiência com contribuições significativas e originais para a área, promovendo o diálogo entre teoria e prática e ampliando as possibilidades de construção de uma cultura de paz nas escolas, universidades e noutros espaços educativos.
As propostas devem ser submetidas eletronicamente (https://revistas.uminho.pt/index.php/configuracoes/about/submissions) após realização de registo na plataforma (https://revistas.uminho.pt/index.php/configuracoes/about/submissions), até ao dia 15 de janeiro de 2025. Recomenda-se aos/ às autores/as a leitura atenta das normas de publicação, disponíveis no site.
Normas de publicação: https://revistas.uminho.pt/index.php/configuracoes/about/submissions